São Paulo – Reduzir custos dos condomínios e melhorar a segurança tem sido palavras de ordem das administradoras nos últimos anos. Apoiados na tecnologia, estratégias como sites próprios e porteiros 2.0 ganham importância no setor.

Exemplo desse movimento, o Condomínio Prático adotou um sistema web que facilita a comunicação entre os moradores dos prédios. A Condomínio Prático contratou os serviços da Mandic Cloud Solutions para elevar a performance e segurança da sua ferramenta e conseguiu resultados expressivos ano passado. “Pulamos de 50 para 400 clientes em apenas um ano graças à maior capacidade e à disponibilidade de nosso servidor, o que aumenta a experiência do usuário e a satisfação de nossos clientes. Para o próximo ano pretendemos triplicar esse número”, diz o gerente de operação e projetos, Alexandre Dantas.

A ferramenta, que permite o acesso a distância, dos condôminos a informações relevantes a qualquer momento, é tida como eficaz para otimizar a operação dentro dos prédios e melhorar a comunicação entre funcionários e moradores.

Portaria do futuro

Outra iniciativa que tem ganhado cada vez mais adeptos é a chamada Portaria do Futuro, ao aliar tecnologia e práticas de segurança, a ferramenta é um sistema inteligente criado pela Segware que oferece monitoramento 24 horas pela empresa de segurança. O chamado Kiper se apoia em uma solução simples: o acesso do visitante ao condomínio é monitorado pelo atendente da empresa de segurança pelo circuito de câmeras instaladas na portaria do condomínio. O morador é acionado para liberar o acesso, o que pode ser feito até mesmo se ele estiver fora de casa, via celular.

Segundo o presidente da Segware, Luiz Henrique Bonatti, esse é o futuro da segurança privada no mundo. “Tanto para moradores, visitantes e prestadores de serviço ficam protegidos por meio do sistema. A autorização e permissão de entrada ao condomínio são de responsabilidade do morador. A portaria não autoriza entrada de funcionário ou visitante”, explica o executivo.

Fonte: DCI Online