A terceirização da área de TI, definitivamente, deixou de ser vista apenas como uma alternativa para as empresas para se tornar parte da estratégia de negócio. De acordo com uma pesquisa da consultoria Gartner, empresas brasileiras devem investir mais de 19 bilhões de dólares em serviços de tecnologia especializados em 2016. Além da eficiência operacional, a terceirização de serviços de TI garante uma significativa economia e retorno de investimentos.

Um dos maiores desafios é encontrar uma empresa terceirizada que ofereça uma proposta personalizada e alinhada à estratégia do negócio. Para se destacar neste mercado, a empresa prestadora de serviço deve fornecer aos clientes uma equipe de especialistas com as ferramentas necessárias para lidar com variados desafios, principalmente em situações críticas que requerem conhecimento e agilidade. O outsourcing de TI dá às empresas a possibilidade de utilizar a tecnologia para aumentar a competitividade e conquistar melhores resultados de negócios.

Por suas características adaptáveis, o serviço de cloud computing passou a ser um importante aliado para a terceirização. A nuvem oferece ao contratante a possiblidade de usufruir de benefícios como espaço elástico para processamento e armazenamento de dados, garantia de segurança (tanto física quanto de dados/backups), atualizações frequentes de software, avaliação periódica de desempenho da infraestrutura e maior acessibilidade para rodar aplicações específicas. Além disso, a empresa pode personalizar e ajustar o serviço conforme sua necessidade.

Dessa maneira, o departamento de TI deixa de ser visto como um custo e passe a funcionar como uma peça estratégica para as empresas. Afinal, um maior envolvimento de Diretores e Gestores de TI nos desafios do negócio pode, a longo prazo, se transformar em uma vantagem competitiva para a companhia.

Raphael Costa, diretor de Operações e Soluções ao Cliente da Mandic Cloud Solutions

Fonte: TI Inside