Screenshot_1

 

Tecnologia facilita uso de criptografia

Decision Report     29/01/2015

A criptografia não é mais novidade. Há anos esta tecnologia é utilizada para a proteção do conteúdo de sites. Contudo, uma nova tendência vem surgindo: o seu uso em e-mails. Entretanto, devido ao alto grau de complexidade desse serviço, poucos usuários se aventuram a utilizá-lo. A Mandic Cloud Solutions oferece uma solução simplificada e acessível para qualquer usuário em seu novo produto, o Mandic Crypto.

A solução impede tanto o uso de táticas comuns de quebra de segurança – como sniffing ou qualquer outra estratégia man-in-the-middle (que monitora o conteúdo da conexão alheia e pode roubar senhas e informações privilegiadas e confidenciais) – como durante o acesso feito no próprio storage dos e-mails. Ela pode ser aplicada em qualquer segmento corporativo e até mesmo para o consumidor final, porém algumas áreas tendem a ter mais interesse, como a Jurídica e a de Recursos Humanos, uma vez que lidam com documentos mais sigilosos.

O vazamento de dados pode acontecer em qualquer lugar. “Um suborno, por exemplo, pode proporcionar o acesso a informações valiosas de folha de pagamento, listas de demissão, ou processos em andamento. Porém, com a criptografia, acidentes assim tornam-se bem menos prováveis, uma vez que nem mesmo o responsável pelos servidores e storages tem acesso à informação quando encriptada”, explica Antonio Carlos Pina, diretor de Tecnologia & Operações da Mandic.

De acordo com Pina, não é necessário sequer confiar no provedor de serviços. “A criptografia funciona com base no uso de chaves randômicas, públicas e privadas, que misturam dados, criando padrões alfanuméricas não-reversíveis sem as chaves. Dessa forma, a mensagem já sai completamente encriptada da máquina do usuário, mantendo-se neste formato enquanto trafega pela conexão até o servidor, só retornando à forma original quando aberta pelo destinatário”, diz.

Para facilitar a adesão ao Mandic Crypto, a empresa buscou um mecanismo simples para o uso. Com apenas um clique, o usuário pode automaticamente encriptar sua mensagem. A venda é realizada por licença de uso, permitindo flexibilidade para o consumidor. A perspectiva para 2015 é que a nova solução comece a ser utilizada pelos usuários mais preocupados com a segurança de seus dados, até atingir cerca de 15% das atuais um milhão de caixas de e-mail corporativas da empresa. 

Fonte: Risk Report